Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rodovias em áreas urbanizadas e seus impactos na percepção dos pedestres

2008; EDUFU; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1982-45132008000100015

ISSN

1982-4513

Autores

Sílvio Barbosa da Silva Júnior, Marcos Antônio Garcia Ferreira,

Tópico(s)

Geotechnical and construction materials studies

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião, aplicada em pessoas residentes numa faixa da área urbana de Uberlândia - MG, localizada ao longo da rodovia BR-050, realizada para caracterizar e determinar a importância dos impactos resultantes do Efeito Barreira. O Efeito Barreira refere-se aos efeitos das infra-estruturas de transporte sobre os deslocamentos realizados por modos não motorizados. O método empregado para determinar o grau de importância das variáveis de caracterização dos impactos resultantes do Efeito Barreira e dos atributos de definição dessas variáveis consistiu na aplicação de um questionário elaborado segundo as recomendações propostas por Likert e da utilização do Método dos intervalos sucessivos para determinar as distâncias entre os elementos de uma escala. Tal método apresentou-se apropriado, de fácil aplicação e produziu elementos suficientes para a análise. Os resultados mostraram que existem restrições aos deslocamentos a pé realizados pelos moradores de uma área urbana seccionada por uma rodovia (os efeitos), resultantes do Efeito Barreira, como também permitiram identificar a importância dos atributos de definição dessas restrições (as causas).

Referência(s)