Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diferenças de sexo e escolaridade na manifestação de Stress em adultos jovens

2003; Springer Science+Business Media; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722003000200005

ISSN

1678-7153

Autores

Sandra Leal Calais, Lívia Márcia Batista de Andrade, Marilda Emmanuel Novaes Lipp,

Tópico(s)

Social Skills and Education

Resumo

Este estudo pesquisou sintomas de stress em adultos jovens, relacionando-os com o sexo e ano escolar em curso. Investigou também o tipo e a freqüência de sintomas. Participaram 295 estudantes de 15 a 28 anos, sendo 150 mulheres e 145 homens, que cursavam o primeiro e terceiro anos do ensino médio, curso pré-vestibular e primeiro e quarto anos de ensino superior. A avaliação do stress foi realizada através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Os resultados acusaram correlação significativa entre sexo e nível de stress (p<0,0001) sendo que as mulheres apresentaram maior nível de stress em todos os grupos avaliados. Maior índice de stress surgiu em estudantes do curso Pré-Vestibular, seguidos do terceiro ano do ensino médio. A sintomatologia apresentada foi predominantemente psicológica e os sintomas mais prevalentes foram sensibilidade emotiva excessiva, para as mulheres e, para os homens, pensamento recorrente.

Referência(s)