
O jogo da catapulta para compreender o planejamento e análise de experimentos: proposta de uma abordagem lúdica de ensino
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14488/1676-1901.v14i3.1576
ISSN1676-1901
AutoresNoel Torres Júnior, Roberto da Costa Quinino,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho propõe o uso do Jogo da Catapulta para o ensino de técnicas de planejamento e análise de experimentos. Este jogo consiste numa simples Catapulta capaz de lançar pequenos objetos. A mesma pode sofrer diferentes ajustes, uma vez que até cinco variáveis de controle podem ser alteradas. A possibilidade de introduzir diferentes ajustes na catapulta permite a condução de diversos tipos de tratamentos e a aplicação de diversas técnicas de planejamento de experimentos. Nesta direção, um experimento fatorial 2k foi realizado e é apresentado. Além disto, o texto aborda o DOE (Design of Experiments) por meio da Regressão Linear Múltipla com o uso do Coeficiente de Determinação R2 como medida de avaliação da significância dos fatores e da interação entre eles. Apesar da simplicidade do dispositivo proposto, vários cuidados e atividades existentes na condução de experimentos industriais se fazem presentes neste jogo. Isto por sua vez, possibilita trabalhar de modo lúdico vários conceitos importantes desta técnica.
Referência(s)