Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre o desenvolvimento da linguagem de gêmeos monozigóticos

2009; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: suppl 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462009005000028

ISSN

1982-0216

Autores

Naraí Lopez Barbetta, Ivone Panhoca, Maria de Lurdes Zanolli,

Tópico(s)

Autism Spectrum Disorder Research

Resumo

OBJETIVO: analisar o relato dos familiares sobre o desenvolvimento dos filhos gêmeos, desde o momento da descoberta de uma gestação gemelar monozigótica, à procura de indícios dos fatores interacionais e sua relação com a linguagem. MÉTODOS: trata-se de um estudo naturalista observacional e os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com nove famílias de gêmeos monozigóticos, durante 30 meses. A análise dos dados orientou-se pelo paradigma indiciário e pelos preceitos da perspectiva histórico-cultural. RESULTADOS: sete famílias relataram um desenvolvimento diferenciado de linguagem, mas não foi ressaltado de maneira tão relevante a ponto de causar preocupação na família. CONCLUSÃO: no discurso das famílias, a gemelaridade pode trazer implícita a idéia de que o desenvolvimento das crianças não segue o esperado, já que a própria condição de ser gêmeo não é esperada.

Referência(s)
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