
MRIT: rede integrada metropolitana de trabalho
2002; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5433/2176-6665.2002v7n2p63
ISSN2176-6665
AutoresDoacir Gonçalves de Quadros, Letícia Figueira Moutinho Kulaitis, Fernando Kulaitis,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO presente artigo analisa uma dimensão particular do espaço urbano percebida em relações socioeconômicas e espaciais referentes à população de baixa renda de Curitiba e sua Região Metropolitana. Percebendo os mecanismos da relação estabelecida entre essa população, em particular da RMC, e a capital, discutimos a Rede Integrada de Transporte Metropolitano como elemento fundamental para a dinâmica urbana a partir da relação entre equipamentos coletivos, trabalhadores, emprego e ações do Estado. A partir da constatação da concentração de atividades produtoras e geradoras de emprego em Curitiba e da oferta de terras a menor valor na Região Metropolitana podemos analisar as relações de produção como elemento privilegiado do meio urbano em que se evidencia um processo de exclusão social e integração de mão-de-obra.
Referência(s)