Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Meios cobaborativos no ensino de projeto

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Linguagem: Português

10.4025/revtecnol.v0i0.8760.g5175

ISSN

2447-2476

Autores

Nieri Soares de Araujo,

Tópico(s)

Architecture and Computational Design

Resumo

O modelo fisico como objeto de investigacao para estudantes de arquitetura agrega fundamentos, processos e conhecimento geralmente desfragmentados nas disciplinas do aprendizado arquitetonico. E notoria sua importância do resultado projetual, pois o envolvimento com este meio pode repercutir na tomada de decisao de uma ideia seja ela formal, estrutural ou qualquer outra analise atrelada ao projeto transferindo do plano bidimensional para o tridimensional ou mesmo do plano mental para o tridimensional. Por outro vies a pesquisa relata o processo de criacao por meio das ferramentas digitais resultando na elaboracao dos modelos tridimensionais. O modelo digital tem papel fundamental no processo de criacao, pois potencializa a investigacao do projeto simulando diversas possibilidades projetuais. A navegacao virtual “walkthrough”, estudos de iluminacao, materiais sao apenas alguns dos recursos possiveis na colaboracao da criacao. A investigacao pode ser criada por materiais fisicos ou por tecnologia (meio virtual) nao importando se a materia prima para elaboracao de um “mock up” seja uma simples folha de papel ou uma estacao grafica. A Prototipagem Rapida (PR) e uma tecnologia emergente que materializa os modelos virtuais colaborando no processo investigativo do projeto arquitetonico. O resultado identifica que os meios se interagem, se completam no desenvolvimento projetual. Nao existe substituicao, mas sim a valorizacao de todos os meios possiveis que devem ser aplicados no ensino de arquitetura.

Referência(s)
Altmetric
PlumX