Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Articulação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial

2010; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1678-69712010000200004

ISSN

1678-6971

Autores

Diógenes de Souza Bido, Arilda Schmidt Godoy, Bruno Félix, Jones Carlos Louback,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal verificar e analisar empiricamente a articulação entre os níveis individual, grupal e organizacional da aprendizagem. Os dados foram coletados em uma indústria de plásticos brasileira, contando com 46 respondentes de um total de 88 funcionários (52%). A análise dos dados se deu pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares - Path Modeling), na qual os construtos foram mensurados como variáveis latentes (VL) de segunda ordem. Os resultados foram comparados com aqueles obtidos em outros contextos, a saber: hospital (CHAN, 2003) e instituição bancária (BIDO et al., 2008). Como principal resultado, observou-se que os três construtos se correlacionam, mas a correlação entre a aprendizagem grupal (AG) e a organizacional (AO) foi a maior nos três estudos. Pode-se explicar esse resultado pela percepção dos respondentes de que o comportamento da equipe, realmente, seja o "portão de entrada" para a AO. Ao final do trabalho, são apontadas as suas limitações e sugeridas algumas direções para continuidade da pesquisa.

Referência(s)