Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre o estranho e o familiar: o uso de analogias no ensino de história

2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 25; Issue: 67 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622005000300006

ISSN

1678-7110

Autores

Ana Maria F. C. Monteiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o uso das analogias no ensino de história, utilizando as contribuições dos autores que operam teoricamente com o conceito de saber escolar, considerando sua especificidade e originalidade. As analogias são freqüentemente utilizadas pelos professores de história como recurso para facilitar a compreensão de conteúdos escolares, uma vez que possibilitam mediações simbólicas e aprendizagens significativas. Revelam-se recurso tentador para superar o estranhamento dos alunos face ao desconhecido que é, através delas, relacionado ao que lhes é familiar. Entre o científico e o senso comum, tornam-se recursos didáticos com grande potencial para a ressignificação de saberes e práticas, sintetizando de forma emblemática uma criação do saber escolar. No entanto, o risco do anacronismo exige cuidado e atenção para evitar que sua utilização se torne fonte de erros ou equívocos

Referência(s)
Altmetric
PlumX