Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensinando ciências sociais em uma escola de medicina: a história de um curso (1965-90)

2000; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-59702000000400007

ISSN

1678-4758

Autores

Everardo Duarte Nunes,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Este artigo analisa a história do curso de ciências sociais aplicadas à medicina ministrado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante 25 anos (1965-90). Identifica as influências sobre o referido curso dos seminários internacionais que, na década de 1950, redefiniram os rumos da educação médica, assim como o papel da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e de instituições nacionais na problematização da saúde como questão social. A história do curso é dividida em três períodos: as primeiras experiências, de 1965 a 1969; rumo a um projeto social em saúde, na década de 1970 ; e consolidação do projeto social em saúde na década seguinte. As diversas formas de enfrentar o ensino pretenderam incorporar a dimensão do social e sua dinâmica para a melhor compreensão do processo saúde-doença e da organização das práticas de saúde.

Referência(s)