Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 45; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342011000300024

ISSN

1980-220X

Autores

Cecília Helena Glanzner, Agnes Olschowsky, Luciane Prado Kantorski,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram-se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer.

Referência(s)