Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Problemas de produto cartesiano, raciocínio combinatório e intervenção do professor

2009; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722009000100002

ISSN

1806-9770

Autores

Kelly Cristine Placha, Maria Lúcia Faria Moro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo descreve a natureza das soluções de crianças a problemas de produto cartesiano conforme níveis do raciocínio combinatório ali implicados, para identificar a aprendizagem ocorrente e a natureza das intervenções de ensino. Participaram cinco crianças de nove anos, alunas da 3ª série de uma escola municipal de Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas sessões individuais para solucionar problemas por escrito. A intervenção de ensino da pesquisadora seguiu o estilo clínico-crítico. Da análise qualitativa dos dados gravados em vídeo foram identificados os seguintes níveis de solução: resposta contextualizada sem indício de combinação, primeiras aproximações à solução combinatória, obtenção de algumas combinações e presença de solução combinatória. As formas identificadas de intervenção do adulto foram: orientadora, reorientadora, questionadora e instigadora. A discussão sublinha a relação das intervenções de ensino descritas na ocorrência dos progressos pontuais das crianças em direção a soluções de caráter combinatório.

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