
Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
2000; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552000000300008
ISSN1982-7849
AutoresAnatália Saraiva Martins Ramos, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim Costa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado.
Referência(s)