Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes

2000; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552000000300008

ISSN

1982-7849

Autores

Anatália Saraiva Martins Ramos, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim Costa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado.

Referência(s)