Artigo Acesso aberto Produção Nacional

<b>Olho mecânico: o cinema de Juan José Campanella no filme</b> - DOI: 10.5102/uc.v9i1.1750

2012; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5102/uc.v9i1.1750

ISSN

2179-488X

Autores

Igor Valim, Flor Marlene Lopes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A comunicação está presente na vida de todos os seres humanos. Desde a simples atitude de falarmos todos os dias com amigos e familiares, até as notícias dadas por televisões, rádios, portais e jornais. Desde puro entretenimento a informações que podem mudar o rumo do mundo. Uma das formas mais apreciadas pelo público é o cinema. Apresentado em 1895, foi a primeira mídia que colocou os acontecimentos estáticos em movimento, e trouxe para ele o status de representante da realidade. Diferente do esperado, o cinema rompeu as expectativas de seus criadores e foi disseminado por todo o mundo, mas foi na Europa e nos Estados Unidos que se tornou um grande e rentável mercado. Na América Latina, se destaca na Argentina, Brasil e México, muito por conta do financiamento dos governos e de grandes conglomerados midiáticos. O foco foi entender, porque Juan José Campanella se volta para o mercado mundial, rompendo as barreiras de seu país. Para isso, foi feita a análise de um de seus filmes, “El Secreto de sus Ojos” (O Segredo de seus Olhos), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

Referência(s)