
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
2009; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072009000400014
ISSN1980-265X
AutoresAlan Dionízio Carneiro, Solange Fátima Geraldo da Costa, Marconi José Pimentel Pequeno,
Tópico(s)Patient Dignity and Privacy
ResumoEste estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem.
Referência(s)