Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As queixas escolares na compreensão de educadoras de escolas públicas e privadas

2011; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572011000200007

ISSN

2175-3539

Autores

Cristiane Toller Bray, Nilza Sanches Tessaro Leonardo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo verificou a compreensão de educadores de escolas públicas e privadas acerca das dificuldades enfrentadas no processo de escolarização, fenômeno conhecido por queixa escolar. Para tanto, foram entrevistadas vinte e quatro educadoras, constituindo dois grupos: G1- educadoras de duas escolas privadas, e G2- educadoras de duas escolas públicas. As entrevistas foram examinadas mediante análise de conteúdo e organizadas em categorias. Foi realizado um exercício de análise marxista, pois buscamos consonância com o referencial teórico utilizado: a Psicologia Histórico-Cultural, que possui como base metodológica o Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados revelaram que, nos dois grupos (G1 e G2), as educadoras partem do pressuposto de que as queixas escolares estão diretamente relacionadas apenas com os alunos. Desta forma, as participantes desconsideram que a queixa/fracasso escolar seja produzida no interior da escola e entendem esta diretamente associada à organização e à estrutura social.

Referência(s)