
Brincadeira e aprendizagem do uso de ferramentas em macacos-prego (Cebus apella)
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2002000100018
ISSN1678-4669
AutoresBriseida Resende, Eduardo Β. Ottoni,
Tópico(s)Fish biology, ecology, and behavior
ResumoNossa pesquisa tem como objetivo estudar o desenvolvimento dos infantes e juvenis de um grupo de macacos-prego (Cebus apella) em condição de semiliberdade, com ênfase nos comportamentos manipulativos. No presente estudo, relacionamos o aparecimento do uso de instrumentos para quebra de cocos com a brincadeira social e com a brincadeira com objetos. A brincadeira social ocorreu predominantemente em infantes e juvenis. A brincadeira com objetos, muitas vezes indistinguível das atividades exploratórias, aumentou durante o primeiro ano de vida. A manipulação exploratória de pedras constitui uma oportunidade importante para a aprendizagem individual, por tentativa-e-erro, do uso de instrumentos para quebrar cocos, que surge entre o segundo e o terceiro anos de vida. A brincadeira social parece facilitar a tolerância entre os sujeitos, o que favoreceria a aprendizagem por observação dos episódios de quebra.
Referência(s)