Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Brincadeira e aprendizagem do uso de ferramentas em macacos-prego (Cebus apella)

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2002000100018

ISSN

1678-4669

Autores

Briseida Resende, Eduardo Β. Ottoni,

Tópico(s)

Fish biology, ecology, and behavior

Resumo

Nossa pesquisa tem como objetivo estudar o desenvolvimento dos infantes e juvenis de um grupo de macacos-prego (Cebus apella) em condição de semiliberdade, com ênfase nos comportamentos manipulativos. No presente estudo, relacionamos o aparecimento do uso de instrumentos para quebra de cocos com a brincadeira social e com a brincadeira com objetos. A brincadeira social ocorreu predominantemente em infantes e juvenis. A brincadeira com objetos, muitas vezes indistinguível das atividades exploratórias, aumentou durante o primeiro ano de vida. A manipulação exploratória de pedras constitui uma oportunidade importante para a aprendizagem individual, por tentativa-e-erro, do uso de instrumentos para quebrar cocos, que surge entre o segundo e o terceiro anos de vida. A brincadeira social parece facilitar a tolerância entre os sujeitos, o que favoreceria a aprendizagem por observação dos episódios de quebra.

Referência(s)