Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1983-14472010000300005

ISSN

1983-1447

Autores

Ana Luísa Petersen Cogo, Denise Tolfo Silveira, Eva Néri Rubim Pedro, Raquel Yurika Tanaka, Vanessa Menezes Catalan,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.

Referência(s)