INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE CÁLCULO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
2012; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/ree.v31i1.1081
ISSN2236-0158
AutoresMárcia Jussara Hepp Rehfeldt, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa intitulada Ciencias Exatas na Escola Basica que esta sendo desenvolvida no Centro Universitario UNIVATES e que conta com o apoio da FAPERGS/RS. Em particular, trata dos conhecimentos matematicos previos presentes e ausentes dos alunos oriundos de diversas escolas do Vale do Taquari e matriculados em Calculo I, analisados a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Os resultados da investigacao apontam que os conhecimentos mais presentes estao relacionados a capacidade de leitura e interpretacao de graficos, de realizacao de calculos de fracoes utilizando quantidades e de realizar calculos que envolvem grandezas inversamente proporcionais. Por outro lado, os mais ausentes sao a capacidade de reconhecer propriedades dos logaritmos, de resolver situacoes-problema envolvendo conceitos trigonometricos e de realizar calculos com potencias e raizes. O grupo de pesquisa avalia que uma disciplina como Fundamentos de Matematica pode auxiliar no processo de aquisicao dos referidos conhecimentos previos.
Referência(s)