INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE CÁLCULO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

2012; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/ree.v31i1.1081

ISSN

2236-0158

Autores

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa intitulada Ciencias Exatas na Escola Basica que esta sendo desenvolvida no Centro Universitario UNIVATES e que conta com o apoio da FAPERGS/RS. Em particular, trata dos conhecimentos matematicos previos presentes e ausentes dos alunos oriundos de diversas escolas do Vale do Taquari e matriculados em Calculo I, analisados a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Os resultados da investigacao apontam que os conhecimentos mais presentes estao relacionados a capacidade de leitura e interpretacao de graficos, de realizacao de calculos de fracoes utilizando quantidades e de realizar calculos que envolvem grandezas inversamente proporcionais. Por outro lado, os mais ausentes sao a capacidade de reconhecer propriedades dos logaritmos, de resolver situacoes-problema envolvendo conceitos trigonometricos e de realizar calculos com potencias e raizes. O grupo de pesquisa avalia que uma disciplina como Fundamentos de Matematica pode auxiliar no processo de aquisicao dos referidos conhecimentos previos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX