
Produção de conhecimento na enfermagem em oncologia: contribuição da escola de enfermagem Anna Nery
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1414-81452010000300020
ISSN2177-9465
AutoresMarléa Chagas Moreira, Vilma de Carvalho, Marcelle Miranda da Silva, Nádia Foutoura Sanhudo, Michelle Bernardino Filgueira,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO estudo teve como objetivos mapear as teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery com enfoque na enfermagem em oncologia e analisar as repercussões diante dos aspectos epistemológicos destacados. Estudo exploratório, descritivo, retrospectivo e bibliográfico de 59 estudos (45 dissertações e 14 teses) produzidos de 1980 a 2009. O referencial teórico-metodológico foi a Metodologia de Categorização Epistemológica para a Pesquisa na Enfermagem. Os resultados indicam que a produção analisada é mais setorizada na área da oncologia clínica, com ênfase nos aspectos Gestão Saúde/Enfermagem, Saúde da Mulher e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. Houve predomínio de estudos na perspectiva sociológica com abordagem qualitativa. As repercussões demonstradas nos aspectos epistemológicos destacados possibilitam afirmar que o conhecimento produzido é consistente com a complexidade e as tentativas de explicação sobre a arte de cuidar dos clientes com câncer e com esforços de definir/ampliar critérios e padrões assistenciais. Enfermagem Oncológica. Pesquisa em Enfermagem. Educação de Pós-graduação em Enfermagem
Referência(s)