Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 53; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132014000100005

ISSN

2175-764X

Autores

Lucas Moreira dos Anjos‐Santos, Raquel Gamero, Telma Gimenez,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

As tecnologias digitais fazem parte da vida contemporânea e sua apropriação criativa e potencialmente subversiva tem provocado transformações nos modos de produção do conhecimento e da informação. Tendo por base as concepções de letramentos digitais (SNYDER, 2009; BUZATO, 2009; MOITA LOPES, 2010) e de ensino de línguas comunicativo baseado em tarefas (BROWN, 2007; WILLIS, 1996), realizamos atividades de aprendizagem de língua inglesa por adolescentes, estudantes do ensino médio, em contexto de imersão. Por meio do projeto institucional Novos Talentos, financiado pela CAPES, planejamos e desenvolvemos uma semana de atividades em língua inglesa, envolvendo diferentes práticas letradas digitais, com vistas à interdisciplinaridade. Neste artigo apresentamos o arcabouço conceitual orientador das atividades, uma descrição das atividades realizadas em diferentes oficinas, bem como uma discussão sobre os papéis dos letramentos digitais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Referência(s)