Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento

2009; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 29; Issue: 77 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622009000100005

ISSN

1678-7110

Autores

Pedro Roberto Jacobi, Martha Tristão, Maria Isabel Gonçalves Correa Franco,

Tópico(s)

Environmental Education and Sustainability

Resumo

A participação como eixo norteador das práticas sociais de educação ambiental coloca como necessidade a articulação de saberes e fazeres para responder às complexas questões socioambientais. Este artigo desenvolve uma reflexão crítica sobre as práticas socioambientais educativas de caráter coletivo e colaborativo, com dinâmicas abertas e vivenciais, que têm se revelado como processos importantes na produção de uma cultura de diálogo, de participação, de mobilização e de potência de ação. Enfatizam-se as abordagens integradoras das relações entre as dimensões subjetivas e intersubjetivas e a possibilidade de estimularem a constituição de identidades coletivas e de comunidades em espaços de convivência. Isso abre caminhos para incrementar o potencial educativo de espaços dentro e fora da escola que podem se tornar contextos possíveis de diálogos democráticos, mediando experiências de diferentes sujeitos, protagonistas locais na construção de projetos de intervenção coletivos.

Referência(s)