
Educação infantil e psicologia: para que brincar?
2003; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1414-98932003000200004
ISSN1982-3703
AutoresEulina da Rocha Lordelo, Ana Maria Almeida Carvalho,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoDiscute-se o lugar da brincadeira no currículo da educação infantil. A partir da nova LDB, coloca-se a tarefa de construir, ou reconstruir, em alguns casos, propostas de atendimento que contemplem as necessidades da criança em desenvolvimento. A mudança constitui um problema face à tendência à aplicação, por analogia, de um modelo de instituição escolar a essa faixa etária, evidente na organização do ambiente e das atividades proporcionadas à criança. Questiona-se a visão da brincadeira como meio através do qual a criança vai atingir objetivos escolares, representando uma visão de infância apenas como promessa de futuro, sem importância para o presente. Propõe-se uma orientação para a educação infantil que privilegie um conceito de desenvolvimento como adaptação atual.
Referência(s)