Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Busca Contextualizada Enriquecida com Dados Abertos para Apoiar a Aprendizagem Colaborativa em Redes Sociais

2014; Volume: 21; Issue: 03 Linguagem: Português

10.5753/rbie.2013.21.03.25

ISSN

2317-6121

Autores

Eduardo Fritzen, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Leila Cristina de Vasconcelos Andrade,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, em especial a Web e sistemas colaborativos, observa-se um amplo acesso a motores de busca e redes sociais.Este trabalho considera que a relevância na recuperação de documentos na Web pode ser primordial para estimular a colaboração em dinâmicas de aprendizagem baseadas em discussão.Para melhorar e contextualizar a recuperação de documentos na Web, este artigo propõe: (i) a modelagem do contexto a partir da extração das mensagens em grupos de rede social e (ii) uso do contexto para melhorar a relevância na recuperação de documentos na Web.Um estudo de caso demonstrou que a captura do contexto enriquecido usando mensagens de discussão pode melhorar a relevância dos resultados das buscas na Web e contribuir com as discussões.

Referência(s)