Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 94; Issue: 238 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.94i238.361

ISSN

2176-6681

Autores

Gildemarks Costa Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Analisa a conceituação da tecnologia segundo Vieira Pinto. Concentra-se no livro O Conceito de Tecnologia, o qual apresenta de forma condensada as reflexões de Vieira Pinto sobre o tema. Defende-se que as análises do autor sobre a tecnologia fornecem ao campo pedagógico conceitos que possibilitam a compreensão crítica da questão da tecnologia e de sua relação com a educação e, assim, fazem emergir possibilidades de superação do problema do tecnocentrismo, especialmente dentro do próprio campo pedagógico.

Referência(s)