
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 29; Issue: 102 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302008000100011
ISSN1678-4626
AutoresCláudia Queiroz Miranda, Benigna Maria de Freitas Villas Boas,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada.
Referência(s)