Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas de promoção internacional da língua portuguesa: ações na américa latina

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 51; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132012000200010

ISSN

2175-764X

Autores

Simone da Costa Carvalho,

Tópico(s)

Linguistic and Sociocultural Studies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar um panorama de ações na área de políticas linguísticas relacionadas à promoção e ao ensino do português como língua adicional no Brasil e fora do país, bem como refletir sobre alguns de seus impactos. Primeiramente, são apresentados o conceito de política linguística (COOPER, 1989) e as noções de valor e de mercado linguístico a partir da Nova Economia (OLIVEIRA, 2010). A seguir, apresenta-se um panorama de ações políticas de promoção internacional da língua portuguesa, focalizando naquelas desenvolvidas nos âmbitos do Mercosul e da América Latina. Conclui-se fazendo uma reflexão sobre possíveis implicações dessas ações no ensino e aprendizagem de português como língua adicional, bem como na difusão internacional da língua portuguesa.

Referência(s)