
Políticas de promoção internacional da língua portuguesa: ações na américa latina
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 51; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-18132012000200010
ISSN2175-764X
Autores Tópico(s)Linguistic and Sociocultural Studies
ResumoEste trabalho tem como objetivo traçar um panorama de ações na área de políticas linguísticas relacionadas à promoção e ao ensino do português como língua adicional no Brasil e fora do país, bem como refletir sobre alguns de seus impactos. Primeiramente, são apresentados o conceito de política linguística (COOPER, 1989) e as noções de valor e de mercado linguístico a partir da Nova Economia (OLIVEIRA, 2010). A seguir, apresenta-se um panorama de ações políticas de promoção internacional da língua portuguesa, focalizando naquelas desenvolvidas nos âmbitos do Mercosul e da América Latina. Conclui-se fazendo uma reflexão sobre possíveis implicações dessas ações no ensino e aprendizagem de português como língua adicional, bem como na difusão internacional da língua portuguesa.
Referência(s)