M-Commerce como Fator de Competitividade: Transações Empresariais Realizadas por meio de Planilha Eletrônica
2009; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Linguagem: Português
10.15628/holos.2009.190
ISSN1807-1600
AutoresJoão Maria Filgueira, Elizama das Chagas Lemos, Moacir Victor Lopes Gomes Vieira De Medeiros, Rafael Da Costa Uchôa, Ruth Praxedes De Paiva, Thiago Camarotti do Rêgo Barros,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoDiante da dependência a cada dia mais significativa das informações para o ambiente interno e externo das organizações, a Tecnologia da Informação aparece como um conjunto de recursos tecnológicos imprescindíveis para as empresas gerenciarem de forma eficaz suas informações e, assim, ganharem em competitividade e rentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo foi desenvolvido para propor um processo de negócio visando o uso da TI como ferramenta de competitividade. Tal processo visa à utilização de dispositivos móveis para a agilização do processo de venda em empresas de distribuição, de forma a facilitar e reduzir os custos das operações nas empresas do ramo. Para desenvolver o estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca dos principais temas pertinentes ao assunto, foram estudados casos de sucesso relacionados à proposta então apresentada e um estudo de caso, especificando a aplicação de um software, que permite a utilização de planilhas eletrônicas em um dispositivo móvel no intuito de atender ao que foi proposto no processo de negócio. Por fim, foram estipulados os custos e benefícios para a implantação de tal processo de negócio e, como resultado, verificou-se um tempo de retorno de 27 meses.
Referência(s)