Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002010000200017

ISSN

1982-0194

Autores

Gisele Coscrato, Juliana Coelho Pina, Débora Falleiros de Mello,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

OBJETIVO: Identificar as intervenções lúdicas eficazes na educação em saúde com vistas a subsidiar a reflexão e o aprimoramento do ensino nessa área. MÉTODOS: A temática é abordada por meio da revisão integrativa da literatura, um instrumento da Prática Baseada em Evidências. Realizou-se um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, segundo rigor metodológico pré-estabelecido. RESULTADOS: Os dados extraídos das produções selecionadas são discutidos, configurando uma análise descritiva por categorização. Os achados referem-se à educação em saúde como tema de jogos (de computador, de tabuleiro, de cartas) e de dinâmicas. CONCLUSÕES: São ressaltados aspectos como: incorporação do lúdico, mudanças de comportamento em saúde, aprendizagem, prevenção e promoção em saúde.

Referência(s)