Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História, epistemologia marxista e pesquisa educacional brasileira

2009; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 30; Issue: 107 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302009000200010

ISSN

1678-4626

Autores

Marisa Bittar, Amarílio Ferreira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A partir das últimas décadas do século XX, notadamente com a crise do marxismo, o campo da história da educação passou a contar com a hegemonia da Nova História. Desde então, os objetos de estudo passaram a privilegiar a história das mentalidades, da vida cotidiana, das mulheres, do microacontecimento educacional etc. A "história em migalhas" em que se transformou grande parte da história da produção acadêmica nessa área está diretamente relacionada com a concepção historiográfica que abandonou a preocupação com os movimentos que explicam a totalidade societária e que, por sua vez, se restringe apenas às propriedades únicas, singulares, inerentes a cada um dos fenômenos educacionais estudados. Além disso, os pesquisadores da educação filiados a essa concepção historiográfica tratam o contexto histórico mais geral da sociedade capitalista como um elemento dado da realidade educacional brasileira e, portanto, desnecessário de ser investigado do ponto de vista das contingências históricas que condicionam o cotidiano das práticas pedagógicas.

Referência(s)