Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre o índice geral de cursos (IGC)

2009; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772009000300008

ISSN

1982-5765

Autores

Hélio Radke Bittencourt, Alam de Oliveira Casartelli, Alziro César de Morais Rodrigues,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador adotado no ensino superior brasileiro que pretende expressar, em um único número, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma instituição de ensino superior (IES). O IGC considera aspectos relacionados à infraestrutura, recursos didáticos e corpo docente, sendo divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A julgar pelas repercussões decorrentes de sua divulgação em 2008, o IGC tornou-se um potencial e polêmico instrumento de marketing e de influência na formação de opinião pública. Em função disso, é importante não só compreender adequadamente a composição desse indicador, mas igualmente identificar formas de como uma IES pode melhorá-lo. Este artigo enfoca esses dois aspectos, aportando contribuições na discussão sobre o IGC e sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Referência(s)