Imagens da Contrarreforma Espanhola no Brasil: a vida de São João da Cruz na Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira, Bahia
2011; Volume: 5; Issue: 8 Linguagem: Inglês
10.5433/rdi.v1i8.128
ISSN2237-9126
AutoresRoberta Bacellar Orazem, Maria de Fátima Hanaque Campos,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoResumo No teto da nave central da igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira (estado da Bahia), ha um conjunto de onze pinturas em caixotoes produzidas no seculo XVIII. As imagens mostram cenas sobre a historia da Ordem do Carmo, enfatizando a doutrina divulgada pelos principios da contrarreforma e pela reforma religiosa dentro da Ordem do Carmo, ambas realizadas no seculo XVI. No conjunto pictorico, predominam as representacoes de dois santos carmelitas espanhois, que sao icones da Idade Moderna, Santa Teresa D’Avila (1515-1582) e Sao Joao da Cruz (1542-1591). Sendo assim, o presente estudo enfatiza a analise iconografica-iconologica de quatro pinturas desse acervo colonial, as quais retratam cenas da vida de Sao Joao da Cruz. As tematicas privilegiam diferentes fases da vida do santo, alem de representa-lo como mistico e exorcista, e adorador do Cristo em martirio e proximo a Nossa Senhora. Essa representacao da vida de Sao Joao da Cruz e rara em conjuntos pictoricos nas igrejas laicas carmelitas do Brasil, tendo em vista que ha uma predominância de imagens de Nossa Senhora e Santa Teresa D’Avila. As principais fontes de pesquisa para a analise sao as series de gravuras sobre a vida do Santo Carmelita, produzidas, em sua maioria, no seculo XVII na Europa, e suas biografias escritas apos sua morte. Palavras-chave: Pintura colonial; Sao Joao da Cruz, iconografia. Abstract On the roof of the nave of the church of the Third Carmelite Order in Cachoeira city (Bahia state), there is a set of eleven paintings produced on wood in the eighteenth century. The pictures show scenes about the history of the Carmelite Order, emphasizing the doctrine announced by the principles of Contrarreforma and religious reform within this Order, both held in Sixteenth century. Overall pictorial representations of two predominant Spanish Carmelite saints, who are icons of the Modern Age, Santa Teresa Avila (1515-1582) and St. John of the Cross (1542-1591). This study emphasizes the iconographic- iconological analysis of four colonial collection of paintings, which depict scenes from the life of St. John of the Cross. The thematic focus different stages of life of the saint,also represent him as a mystic and exorcist, and adoring the Christ and martyred near Our Lady. This representation of the life of St. John Cross is rare in pictorial sets in the churches of the secular Carmelites in Brazil, with a predominance of images of Our Lady and St. Teresa of Avila. The main sources of research for analysis are the series of engravings about the life of the Holy Carmelite produced, mostly in the seventeenth century in Europe, and their biographies written after his death. Keywords: Colonial painting; St. John of the Cross; iconography.
Referência(s)