Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172014160302

ISSN

1983-2117

Autores

Phillip Vilanova Ilha, Ana Paula Santos de Lima, Daniela Sastre Rossi, Félix Alexandre Antunes Soares,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente estudo avaliou o impacto de intervenções colaborativas noambiente escolar e, com esse intuito, utilizou o tema da promoção da saúde como forma de melhoria do ensino. Para tanto, empregou-se a pesquisa-ação colaborativa como principal aporte metodológico. As análises dos dados evidenciaram que as intervenções colaborativas desenvolveram mais mudanças cognitivas e motivacionais do que na prática docente. Encontraram-se indícios de que os professores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes, por ainda não estarem preparados para experimentar uma mudança mais profunda e com segurança, bem como por estarem muito atrelados às rotinas pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino. No entanto, o estudo revelou modificações nos conceitos e concepções, aos quais novos saberes foram incorporados, ressignificados e desmistificados.

Referência(s)