Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Leitura e Escrita por Adultos

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/epp.2013.8419

ISSN

1808-4281

Autores

Rosane Braga de Melo, Jane Corrêa,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente estudo examina o papel de diferentes habilidades de consciência fonológica para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita por jovens e adultos no Português Brasileiro, considerando outras habilidades linguístico-cognitivas que concorrem para este aprendizado como a habilidade verbal, memória e os níveis iniciais de leitura e de escrita com os quais os participantes ingressaram na Educação de Jovens e Adultos. Foram avaliados no início e ao final do ano letivo, trinta e oito jovens e adultos matriculados em classes de alfabetização no Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que o nível inicial de leitura e a habilidade de segmentação foram os melhores preditores do desenvolvimento tanto da leitura quanto da escrita ao final do ano letivo.

Referência(s)