Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar

2009; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 14; Issue: 40 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782009000100009

ISSN

1809-449X

Autores

José Arimatea Barros Bezerra,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar adquire, como prática concreta e como discurso, no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos socioantropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Concluiu-se que: as representações sociais sobre a merenda escolar elaboradas pelos profissionais da escola geram um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar.

Referência(s)