Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS

2012; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 16; Issue: 41 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832012005000031

ISSN

1807-5762

Autores

Maria Ligia Rangel-S, Ana de Oliveira Barbosa, Nicia Cristina Rocha Riccio, Joseilda Sampaio de Souza,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Analisa-se a experiência do Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Gestão Pública Municipal, desenvolvido no estado da Bahia, Brasil, visando qualificar gestores do SUS, mediante a política de Educação Permanente em Saúde (EPS). A Net-Escola de Saúde Coletiva desenvolveu a concepção e operacionalização do curso, articulando pressupostos da Educação a Distância à EPS, orientando-se por competências necessárias à gestão do SUS, para fortalecer projetos e ações que integram educação e trabalho. Desenvolveu-se entre 2009 e 2010, com cento e cinquenta vagas voltadas a gestores municipais de saúde e suas equipes, com base na interação todos-todos e na construção do conhecimento colaborativo, reforçando-se a autonomia e a autoria dos sujeitos, por meio da interatividade no ambiente virtual de aprendizagem, visando potencializar a formação de redes de aprendizagem colaborativa. Analisa-se como a estratégia pedagógica se desenvolveu, delineando-se os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)