Artigo Acesso aberto

Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo

2014; Escola de Música da UFMG; Issue: 29 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992014000100011

ISSN

2317-6377

Autores

Márcio Ronei Cravo Soares,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência, interessa-nos tentar perceber de que modo aspectos daqueles dois textos estão correspondidos e contribuem para a construção discursiva do sentimento amoroso, cenário afetivo em que um erótico eu-lírico entoa o canto sensual de sua vontade. Devido às relações pressentidas entre um discurso de fundo religioso-cristão e certa carga de sensualidade em Sobre todas as coisas, guardaremos, também, nossa leitura do poema O grande circo místico, publicado por Jorge de Lima em A túnica inconsútil (1938), além de referências ao compêndio Bíblia Sagrada.

Referência(s)