Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação de professores no Brasil: características e problemas

2010; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 31; Issue: 113 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302010000400016

ISSN

1678-4626

Autores

Bernardete A. Gatti,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo aborda a formação de professores no Brasil, considerando quatro aspectos: o da legislação relativa a essa formação; as características sócio-educacionais dos licenciandos; as características dos cursos formadores de professores; os currículos e ementas de licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. Os três últimos aspectos são tratados a partir de pesquisas publicadas nos anos de 2008 e 2009. A interação dos diferentes fatores abordados sinaliza um cenário preocupante sobre a resultante dessa formação. Mereceriam maior atenção as ambiguidades das normatizações vigentes, a fragmentação da formação entre e intracurso, a parte curricular dedicada à formação específica para o trabalho docente, aqui incluídos os estágios na forma como hoje se apresentam na maioria das instituições.

Referência(s)