Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A origem das parcerias público-privada na governança global da educação

2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 121 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302012000400012

ISSN

1678-4626

Autores

Susan L. Robertson, Antoni Verger,

Tópico(s)

Local Government Finance and Decentralization

Resumo

Durante a última década, a globalização da governança educacional por meio de parcerias público-privadas (PPP) tem gerado considerável debate quanto ao seu significado, propósito, status e resultados. Este debate é particularmente aquecido no setor da educação por causa da ampla aceitação da educação como atividade complexa, social e política que deve permanecer, em grande parte, se não totalmente, no setor público, servindo a interesses públicos. O artigo analisa a rápida expansão das parcerias público-privadas em educação (PPPE) articulada à introdução de regras de mercado no setor. Neste estudo nos concentramos sobre o papel de uma rede de desenvolvimento global, fundamental na globalização de um tipo particular de PPPE, indicando que a ideia de PPP encaixa-se em um projeto mais amplo de reconstituição da educação pública no âmbito do setor de serviços, a ser governada como parte da construção de uma sociedade de mercado.

Referência(s)