Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Todo mundo tem pereba: ensaio sobre a arte e a construção sócio-cultural das subjetividades

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português

10.5007/1980-4512.2012n26p43

ISSN

1980-4512

Autores

Eduardo José Diniz,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Nesse artigo tento desenvolver uma interpretação do papel que a canção “Ciranda da Bailarina”, de Edu Lobo e Chico Buarque, assumiu nesse momento do desenvolvimento da minha filha de quatro anos. Do “estranhamento” desse caso, que me é familiar, em mais de um sentido, procurei tecer comentários sobre o diálogo que na nossa cultura estabelecemos com a canção, em particular, e a arte, em geral, na construção das nossas subjetividades. Em seguida, explorei outra face da mesma questão a partir do olhar de bailarinos profissionais do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sobre sua profissão, sua arte, a disciplina de treinamento e cuidados com o corpo e, claro, a “Ciranda da Bailarina”.

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