Desigualdade educacional e cotas para negros nas universidades
2003; CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO; Volume: 1; Issue: 66 Linguagem: Português
ISSN
1980-5403
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoRESUMO O artigo discute a proposta de estabelecimento de cotas para negros nas universidades em face das desigualdades mais amplas que permeiam o sistema educacional brasileiro. Argumenta-se que essa proposta revela limites e distorcoes ao apoiar-se numa categorizacao racial rigida e artificial, a contrapelo da heterogeneidade etnica do pais, e ao nao incidir sobre os fatores fundamentais que afetam a escolarizacao dos afro-descendentes. Ao constatar por meio de series estatisticas que, a despeito dos avancos, permanece o grande deficit educacional dos negros e pardos, a autora conclui que iniciativas publicas voltadas ao reforco da sua formacao escolar basica constituiriam acoes afirmativas mais eficazes que as cotas. Palavras-chave: desigualdade educacional; politica afirmativa; discriminacao racial.
Referência(s)