Artigo Acesso aberto

Panorama das pesquisas sobre TDIC e formação de professores de língua inglesa em LA: um levantamento bibliográfico a partir da base de dissertações/teses da CAPES

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1984-63982013000100002

ISSN

1984-6398

Autores

Lucas Moreira dos Anjos‐Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e formação de professores de língua inglesa desenvolvidas no âmbito da Linguística Aplicada no Brasil entre os anos de 2000 a 2009. A fim de atingir o objetivo, foi realizada uma busca bibliográfica no banco de teses e dissertações da CAPES a partir de termos chaves no campo assunto. Como resultados, apontamos uma ampla variedade de estudos que se voltam para tal área evidenciando diferentes focos: na transposição de políticas públicas, no uso de ferramentas digitais para formação (inicial e continuada) de professores, na apropriação de ferramentas digitais pelo professor na sua prática pedagógica, nas crenças e representações construídas a partir do uso de ferramentas tecnológicas, dentre outros. Esperamos contribuir para um mapeamento da literatura já desenvolvida na área de formação de professores de língua inglesa e TDIC para a realização de futuras pesquisas.

Referência(s)