
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1984-63982008000100007
ISSN1984-6398
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho parte do pressuposto de que um problema sério no ensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separação aparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principal é examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se uma revisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfase na idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéia do exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos e implementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista, quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo do professor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria e a prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade única para a troca de idéias e de experiências.
Referência(s)