
Diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde na graduação em Medicina
2011; Volume: 6; Issue: 19 Linguagem: Português
10.5712/rbmfc6(19)116
ISSN2179-7994
AutoresMarcelo Demarzo, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, João José Neves Marins, Thiago Gomes da Trindade, Maria Inêz Padula Anderson, Aírton Tetelbom Stein, Marcelo Rodrigues Gonçalves, Felipe Proenço de Oliveira, Fernanda Plesmann de Carvalho, Flávio Dias Silva, Francisco Arsego de Oliveira, Gustavo Tenório Carlos, Jaciara Bezerra Marques, Leika Aparecida Ishigama Geniole, Lia Márcia Cruz da Silveira, Maria Eugênia Bresolin Pinto, Nayra Almeida da Silva, Rodrigo Cechelero Bagatelli, Sandro Rodrigues Batista, Tânia de Araújo Barboza, Thiago Dias Sarti, Vitor Hugo Lima Barreto, Gustavo Gusso, Mourad Ibrahim Belaciano,
Tópico(s)Women's cancer prevention and management
ResumoO presente documento traz diretrizes construídas conjuntamente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) com a intenção de apoiar as escolas médicas de forma objetiva e prática, na elaboração de projetos político-pedagógicos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Um marco reconhecido na política educacional brasileira é a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais flexibilizam as organizações curriculares, possibilitando a construção de projetos político-pedagógicos contemporâneos e consonantes com o Sistema Único de Saúde brasileiro. A Atenção Primária à Saúde é o ponto de convergência entre estas duas políticas, descentralizando o ensino da Medicina dos hospitais para toda a rede de saúde no Brasil. Destaca-se a imperiosidade de que o ensino na Atenção Primária à Saúde esteja presente longitudinalmente, ao longo de todo o curso, de preferência com inserções significativas (de aprendizado real e a partir do trabalho), mas que, sobretudo, deva fazer parte do núcleo de ensino da prática clínica do futuro médico.
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