Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dificuldades no diagnóstico de TDAH em crianças

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 56; Issue: suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/s0047-20852007000500004

ISSN

1982-0208

Autores

Isabella G. S. de Souza, Maria Antônia Serra-Pinheiro, Dídia Fortes, Camilla Pinna,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

O transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) é uma doença de alta prevalência em crianças em idade escolar. Erroneamente entendido anteriormente como um diagnóstico de baixa morbidade, o TDAH é reconhecido atualmente como uma condição importante, não só pelo forte impacto funcional e social como também pela alta prevalência de comorbidades psiquiátricas. Déficits cognitivos globais e transtornos invasivos do desenvolvimento assim como transtornos do aprendizado são condições complexas que, quando estão associadas aos sintomas de TDAH, têm seus quadros agravados, requerendo maior atenção e estratégias de tratamento mais individualizadas. O objetivo deste artigo é uma discussão sobre esses diagnósticos diferenciais que representam um desafio na prática clínica.

Referência(s)