
As parcerias entre prefeituras paulistas e o setor privado na política educacional: expressão de simbiose?
2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 119 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302012000200011
ISSN1678-4626
AutoresTheresa Adrião, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Raquel Fontes Borghi, Lisete Regina Gomes Arelaro,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo apresenta resultados finais de pesquisa interinstitucional que teve por objetivo analisar a natureza e as consequências de parcerias firmadas entre setores privados e governos municipais paulistas para atendimento da educação infantil e do ensino fundamental. O período correspondeu aos anos de 1996 a 2006, tendo em vista a percepção de que o aumento das responsabilidades dos municípios pela oferta educacional, decorrente da municipalização do ensino fundamental, poderia estimular processos de privatização da educação municipal, por meio do aumento de "parcerias" entre a gestão municipal e o setor privado lucrativo e não lucrativo. O estudo apresenta tendências relacionadas a três modalidades de parcerias: subvenção pública para oferta de vagas em instituições privadas de educação infantil, aquisição de "sistemas" privados de ensino e contratação de assessoria privada para a gestão da educação municipal. As tendências percebidas na análise indicam que as atuais relações entre as esferas públicas e privadas no campo da educação, decorrentes da descentralização havida no setor, representam um movimento em direção a sua privatização.
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