Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92302009000100004

ISSN

1984-9230

Autores

José Coelho de Andrade Albino, Alexandre de Pádua Carrieri, Diego Figueiredo, Frederico Saraiva, Frederico Luiz Ribeiro Silva Barros,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clube-empresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.

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