Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal

2015; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português

10.7867/1980-4431.2014v19n4p84-103

ISSN

1980-4431

Autores

Fernando Oliveira Tavares, Luís Pacheco, Pedro Ferreira Sousa,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de shoppings.

Referência(s)