
Antecedentes da Intenção de Compra dos Torcedores Gaúchos de Clubes de Futebol
2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 03; Issue: 02 Linguagem: Português
10.5585/podium.v3i2.80
ISSN2316-932X
AutoresWagner Júnior Ladeira, Fernando de Oliveira Santini, Clécio Falcão Araújo, Elivelto Nagel da Rosa Finkler,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoOs estudos de intencao de compra tem crescido na area do marketing, principalmente aqueles que tentam associa-los a lealdade e a imagem da marca. Dentro deste contexto, o presente artigo procurou analisar os antecedentes da intencao de compra de produtos esportivos de clubes de futebol, por seus respectivos torcedores. Para isto, foi elaborado um modelo teorico e, em seguida, realizada uma pesquisa de carater descritivo, onde foram aplicados 1056 questionarios junto a torcedores. Os dados coletados foram analisados atraves do conjunto de tecnicas proveniente da Modelagem de Equacoes Estruturais (MEE). Os achados da pesquisa demonstram que a intencao de compra esta associada mais diretamente com a lealdade da marca, do que com a imagem atual do clube de futebol. Ficou evidenciado que o comprometimento psicologico, o apego emocional e o reconhecimento/associacao da marca antecedem a intencao de compra de artigos esportivos dos clubes de futebol. No que se refere a extensao da marca, esta nao pode ser avaliada como uma antecedente da intencao de compra. Por fim, foram feitas consideracoes finais e recomendacoes academica e gerencias sobre os temas abordados
Referência(s)