Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down

2011; Springer Science+Business Media; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722011000200001

ISSN

1678-7153

Autores

Antonio Paulo Angélico, Almir Del Prette,

Tópico(s)

Autism Spectrum Disorder Research

Resumo

Objetivou-se investigar, a partir da metodologia observacional direta (filmagens), o repertório de habilidades sociais de um grupo de dez adolescentes com síndrome de Down. A classe de desempenhos pró-sociais predominou no repertório dos sujeitos em relação à classe de respostas de enfrentamento exibidas, não havendo, portanto, uma associação significativa entre estas duas classes de habilidades. Este fato pode ser explicado por se tratar de comportamentos distintos adquiridos em contingências específicas de aprendizagem e pelo número maior de categorias que compuseram a primeira classe. A maioria dos sujeitos apresentou déficit de respostas de enfrentamento, o que poderia ser indicativo da necessidade de intervenções preventivas e educacionais que contribuam para um melhor desempenho em situações com essas demandas.

Referência(s)