Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fansites ou o "consumo da experiência" na mídia contemporânea

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 13; Issue: 28 Linguagem: Português

10.1590/s0104-71832007000200013

ISSN

1806-9983

Autores

Laura Graziela Gomes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que pretendeu investigar uma faceta do consumo de mídia contemporâneo, especialmente associado ao uso da tecnologia digital. Para a realização da investigação, escolhi investigar e observar fansites de séries norte-americanas de TV, criados e administrados por fãs brasileiros para discutirem suas séries preferidas, divulgarem-nas, produzirem e trocarem entre si suas fanarts: fanfics, fanvideos, icons ou avatares, banners ou assinaturas e wallpapers. O resultado dessa investigação e observação participante demonstrou que, além de jovens, os participantes desses fansites vêm promovendo mudanças significativas no consumo de mídia. Em 2006, o confronto entre a Polícia Federal, a Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (Adepi) e o fórum Lost Brasil deixou evidente que esses jovens estavam dispostos a mudar os paradigmas de transmissão televisual no Brasil.

Referência(s)